Válvula de Guilhotina NGW

Tipos de Comando: manual ou pneumático
Pressão máxima: 7 bar

Características

A NGW é uma válvula do tipo guilhotina, sem flanges (wafer) com dimensão face a face obedecendo à norma MSS-SP-81. Toda vedação é feita por meio de carretéis bi-partidos construídos em elastômeros, inseridos no corpo da válvula. A operação realiza-se através do deslizamento da guilhotina em aço inoxidável entre os carretéis, bloqueando a passagem do fluido.

  • Robustas com construção até 6″.
  • Atender direção e estanqueidade do fluxo em ambos os sentidos.
  • Passagem totalmente plena e construção que evita depósitos no fundo da válvula e posterior deterioração do carretel pela ação abrasiva do fluxo.
  • Guilhotina e haste lubrificadas para diminuir o atrito durante a operação.
  • Corpo e carretel tipo bi-partido.
  • Carretéis com fixação direta nos corpos.
  • Tipos de Comando: as válvulas de guilhotina são fabricadas com comando manual de volante ou com cilindros pneumáticos dupla ação.
  • Pressão máxima de trabalho: 7 bar.

Características construtivas

  • Materiais de construção dos corpos: ferro nodular ASTM-A 536 4565-12, face a face tipo WAFER com furação conforme ANSI B 16.5 classe 150, DIN PN 10/16, fabricada nos tamanhos de 2″ (50mm) a 16″ (350mm).
  • Materiais de construção da faca passante: aço inoxidável AISI 304 e AISI 316 com acabamento polido, com bordas anguladas para cortar resíduos pastosos, a fim de obter ótima vedação.
  • Materiais de construção da haste: aço Inox AISI 304 e AISI 316 tipo ascendente, com proteção (opcional).
  • Materiais de construção dos carretéis: borracha natural, EPDM, buna-N, neoprene e viton.

Diferentes tipos de acionamento pneumático para diferentes aplicações

Válvula de Guilhotina NGW - Comando Pneumático Dupla Ação

Dupla Ação DA

Tem os mesmos princípios de bloqueio e vedação da válvula manual, porém tanto para abertura quanto para fechamento utiliza-se ar comprimido.

Uma válvula solenóide de 5 vias possibilita o funcionamento contínuo do cilindro da Válvula NGW, tanto para posição aberta quanto para a posição fechada, promovendo o escape de ar das câmaras superior e inferior do cilindro.

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Vantagens

  • Nas válvulas com acionamento manual, a haste é tipo ascendente (duas entradas) e com isto a velocidade de fechamento é duplicada.
  • Diferentes tipos de acionamento pneumático para atender às mais diversas aplicações.
  • Passagem plena, direção e estanqueidade do fluxo em ambos os sentidos.
  • Construção que evita depósitos no fundo da válvula e posterior deterioração do carretel pela ação abrasiva do fluxo.
  • Fabricação nacional: BNDES / menores prazos e custo de manutenção mais barato.

Aplicações

  • Massas fibrosas
  • Lamas abrasivas, ácidas ou brutas
  • Esgotos
  • Resíduos industriais
  • Líquidos viscosos
  • Cereais
  • Outros materiais com alta densidade e sólidos em suspensão.

A tabela de especificações técnicas apresentada a seguir indica as principais aplicações de conforme as características construtivas dos carretéis.

Informações técnicas

A tabela a seguir apresenta as diferentes aplicações atendidas pela Linha de Válvulas de Guilhotina NGW conforme os diferentes materiais construtivos dos carretéis. Para detalhes específicos faça o download do catálogo ou entre em contato com nossa equipe comercial.

MaterialAplicaçãoTemperaturaPressão
Borracha natural• Fluidos abrasivos-20 ~ +80 ºC-1.0 ~ +7.0 bar
Neoprene• Fluidos moderadamente agressivo-20 ~ +90 ºC-1.0 ~ +7.0 bar
Buna Nitrílica• Hidrocarbonetos-20 ~ +80 ºC-1.0 ~ +7.0 bar
Hypalon• Ácidos concentrados
• Líquidos alcalinos
-20 ~ +90 ºC-1.0 ~ +7.0 bar
EPDM• Substâncias químicas
• Substâncias ácidas
-20 ~ +120 ºC-1.0 ~ +7.0 bar

Princípio de funcionamento

Válvula de Guilhotina NGW - Princípio de funcionamento
Válvula de Guilhotina NGW - Princípio de funcionamento

O sistema de bloqueio e vedação é feita através de uma faca passante que se movimenta em sentido axial (linear) entre dois carretéis de borracha fazendo com que a válvula esteja sempre vedada tanto em posição aberta, como em posição fechada.

A vantagem da faca passante em relação à não passante é que ela expele todos os resíduos ou sólidos em suspensão que poderão eventualmente parar entre os carretéis durante o processo de bombeamento do fluido.