Vantagens da manutenção preventiva, técnico em plataforma de petróleo

Conheça as vantagens da Manutenção Preventiva

Publicado em: 25/01/2021

A manutenção preventiva é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser implantadas com o objetivo de evitar os prejuízos causados por paradas imprevistas na linha de produção para a execução de serviços de manutenção corretiva e também para reduzir os custos com a compra de novos equipamentos. Um plano de manutenção preventiva contempla ações antecipadas de prevenção e não ações para a correção de falhas ou quebra de equipamentos.

Porque implantar um plano de Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva contempla um cronograma de revisões periódicas na linha de produção buscando sinais que possam indicar o risco de falha ou quebra de um equipamento que pode ser ocasionada pelo seu uso intensivo ou em aplicações para as quais não foi devidamente configurado. É importante considerar e planejar também a substituição de peças e partes do equipamento que estão sujeitas ao desgaste natural.

Ao acompanhar regularmente esses aspectos você poderá determinar com precisão os prazos ideais para realizar uma revisão sistemática, lubrificação e substituição de peças desgastadas do equipamento, evitando a perda de rendimento e aumentando a eficiência do processo.

Como implantar um Plano de Manutenção Preventiva?

O primeiro passo é fazer o levantamento e a análise das informações que você tiver disponíveis sobre os equipamentos da sua linha de produção. Essas informações irão ajudá-lo no planejamento dos prazos e ações de manutenção preventiva que serão implantados.

Veja alguns exemplos de informações úteis que você pode coletar sobre cada uma das bombas pneumáticas e outros equipamentos da sua linha de produção:

  • histórico das revisões e manutenções realizadas;
  • histórico da substituição de peças e partes: quais peças foram trocadas e quando isso ocorreu;
  • qual foi o motivo que ocasionou uma falha ou quebra do equipamento;
  • qual o tempo de uso do equipamento;

Importância da inspeção regular e substituição de peças de desgaste natural

O objetivo da inspeção regular é localizar problemas potenciais que possam resultar em falha ou quebra do equipamento. A importância de realizar inspeções regulares é que elas permitirão a você descobrir eventuais problemas na fase inicial onde bomba ainda consegue desempenhar a sua função e é possível agendar e realizar uma manutenção de menor impacto na linha de produção.

O planejamento da substituição de peças de desgaste natural é muito importante naqueles equipamentos onde a queda de desempenho, falha ou quebra está diretamente relacionada ao seu tempo de uso e histórico de quebras. Ao executar esse tipo de manutenção preventiva você evita o surgimento dos problemas potenciais, aumenta a vida útil da bomba pneumática e melhora muito a produtividade da sua empresa.

Tudo em peças de reposição para bombas pneumáticas

Como determinar quando realizar a manutenção preventiva?

Um plano de manutenção preventiva é implementado por meio de um cronograma de ações que precisa ser bem elaborado para que os resultados sejam efetivos e com custo-benefício adequado. Para isso é necessário o levantamento de informações sobre o uso dos equipamentos que indiquem quando uma ação de manutenção preventiva deva ser executada. Alguns exemplos de indicadores padrão são:

  • Tempo de operação: com informações coletadas na linha de produção indicando as condições de uso do equipamento e trabalhando em conjunto com informações fornecidas pelo fabricante do equipamento é possível criar um cronograma que indica em qual intervalo de tempo (dias, meses, etc.) o equipamento deve ser submetido a uma inspeção e substituição de peças de desgaste natural;
  • Ciclo de produção: neste tipo de análise é considerado o volume de produção do equipamento; por exemplo, após uma bomba pneumática ter bombeado 3 milhões de litros ela deve ser submetida ao processo de manutenção preventiva;
  • Horas de produção: baseado na quantidade de horas que o equipamento ficou em operação; por exemplo, após 10.000 horas de operação, determinado equipamento deve ser submetido ao processo de manutenção preventiva;

Catálogo de peças de reposição preventiva

Principais vantagens da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é sem dúvida, a melhor opção para manter os equipamentos da linha de produção em perfeitas condições garantindo a lucratividade do processo.

Com planejamento e um pequeno investimento na aquisição e substituição programada de peças específicas de desgaste natural você poderá prevenir os diversos riscos e prejuízos causados por uma eventual falha funcional ou até a quebra definitiva de um equipamento, tais como:

  • interrupção prolongada da produção para  manutenção corretivas;
  • funcionários ociosos;
  • atraso nos prazos de entrega com riscos de multas contratuais;
  • perda de insumos de produção parados;
  • compra emergencial de peças ou novos equipamentos;

Veja abaixo algumas das principais vantagens da implantação do plano de manutenção preventiva:

Prevenir os prejuízos causados por uma manutenção corretiva imprevista

Quando surge a necessidade de uma manutenção corretiva em uma linha de produção, esta normalmente ocorre de forma inesperada, quando um ou mais equipamentos falham ou tem uma quebra definitiva. Nesse momento, além do custo isolado das peças que precisam ser substituídas e equipamentos que precisam ser consertados ou trocados, devem ser contabilizados ainda custos do impacto na parada da linha de produção e as perdas de lucratividade da empresa.

É nesse momento que os custos envolvidos num plano de manutenção preventiva, que inicialmente parecerem constantes e mais altos, tornam-se na verdade muito mais interessantes.

Parque de máquinas em perfeitas condições de funcionamento

Ao implantar um plano de manutenção preventiva eficaz você irá garantir o perfeito estado de funcionamento de seus equipamentos. A inspeção, lubrificação e revisão periódica associada à compra programada de itens de desgaste natural é muito mais econômica que a troca por um equipamento novo.

Manter o seu parque de máquinas em perfeitas condições é a forma mais lucrativa de garantir o funcionamento sem interrupções da linha de produção da sua empresa.

Detecção precoce de falhas

Com a inspeção e revisão períodica dos equipamentos você poderá detectar falhas potenciais ainda no início e poderá agir rapidamente na solução do problema bem antes que ele se agrave e venha a impactar a sua linha de produção.

Maior economia para sua empresa

Ao trabalhar com um estoque planejado e um plano de revisão periódico você tem muito mais tempo para negociar melhores valores na aquisição de peças e no agendamento de manutenções preventivas de seus equipamentos. As paradas da linha de produção podem ser estudadas e planejadas com mais antecedência de forma a ter o menor impacto na linha de produção e menos ociosidade da equipe de operação.

Assistência técnica em bombas pneumáticas e peristálticas